Patrimônios Históricos em São Paulo

Um patrimônio histórico é algo, seja um bem, um imóvel ou natural que possui um valor inestimável para um país, um povo, uma região ou uma sociedade. Tais patrimônios constituem uma riqueza e importância artística, simbólica, cultural, religiosa, documental e estética para a sociedade.

Assim, todos os cantos desse mundo possuem patrimônios históricos pois eles tratam-se nada mais, nada menos que algo que representa um valor para determinada região. Até mesmo um pequeno povoado pode ter um patrimônio histórico. Agora imagine quantos patrimônios históricos um país do tamanho do Brasil têm.

Cada um dos estados brasileiros possui os seus próprios e como não poderíamos falar sobre todos os patrimônios históricos brasileiros, optamos por falar de alguns do Estado de São Paulo e se você tiver a chance, vale muito o esforço para conhecê-los. Confira abaixo os importantes patrimônios históricos de São Paulo:

Estação da Luz

Não tem como falar de patrimônio histórico e não citar a deslumbrante Estação da Luz de São Paulo. Ela é uma das mais importantes estações ferroviárias do país e além disso, abriga também o Museu da Língua Portuguesa (que está em processo de recuperação de suas obras, após incêndio em 2015).

Acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Importantes patrimônios históricos de São Paulo.

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, também conhecido como MAC USP é voltado para a produção artística nacional e estrangeira. O acervo conta com 10 mil obras de diversas técnicas e, por isso, é um patrimônio histórico cultural tanto para o Brasil quanto para o exterior.

Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Outro museu com um acervo riquíssimo é o MASP, palco também de diversos protestos na Avenida Paulista. O MASP foi inaugurado em 1947 e é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)e possui a coleção mais importante do Hemisfério Sul.

Mosteiro e Igreja da Imaculada Conceição da Luz

Cinco importantes patrimônios históricos de SP.

O pequeno conjunto religioso concentrava e acolhia viajantes que transitavam pela região até o ano de 1729. Ela esteve abandonada até pouco tempo, quando a irmã Helena Maria do Sacramento e o frei Antônio Sant’Ana Galvão organizaram obras de restauração e ampliação. Diversos cômodos foram restaurados, um novo prédio foi construído que hoje é conhecido como o mosteiro. Atualmente uma das alas abriga o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Conjunto Arquitetônico do Sesc Pompéia

Qualquer paulistano ou turista da cidade precisa conhecer o incrível Sesc Pompéia. Você pode se confundir e achar que está entrando em uma antiga fábrica mas a arquitetura do local, que possui muitas intervençõs da arquiteta Lina Bo Bardi, é uma jóia da capital paulista. A construção é considerada um marco na arquitetura brasileira pelo IPHAN e o local é um centro de cultura e arte da cidade.

A cidade de São Paulo ainda possui outros importantes marcos históricos e que valem a pena serem visitados e conhecidos. Se você vai visitar a cidade em breve, confira nosso post sobre turismo cultural em São Paulo e procure tirar o máximo de proveito que esta cidade pode te oferecer.